quinta-feira, outubro 29

Metamorfose, transição da adolescência!


... Acho que a parte mais difícil da vida é a adolescência; digo acho porque não passei por todas estas fases. ainda tenho 14 anos, por isso entendo perfeitamente o que se passa na cabeça de alguns adolescentes.
Na adolescência, as pessoas deixam de ter toda a facilidade que tinham na infância: alguém sempre fazendo as coisas pra nós, alguém sempre perto da gente, não temos preocupação nenhuma na cabeça; nada com o que nos preocupar. Ao virarmos adolescentes, passamos a ter que fazer coisas sozinhos, adquirir responsaboilidade, ou seja, começamos a ter outra visão do mundo. Na infância a vida é um algodão doce, na adolescência é como um governo mal administrado!
A origem dos problemas da adolescência geralmente são os outros adolescentes, ou os pais, dentre outros adulto; muitos com preconceitos, restrições desnecessárias, falta de diálogo e compreensão. Não entendo como essas coisas podem acontecer se todas as pessoas citadas ja foram ou são adolescentes, tendo total e perfeita capacidade de entender os nossos problemas ou, pelo menos, tentar fazê-lo.
Por todos esses motivos, é difícil ser adolescente... Pensando bem, também é difícil ser criança e bebê, e acredito que também seja difícil ser adulto e idoso; logo percebo que viver é difícil, mas é preciso, é importante e só assim, vivendo e aprendendo, é que a gente evolue, não é mesmo?!
... Às vezes fico pensando: será que para os pais também é difícil ter filhos adolescentes? Poxa, deve ser! Um dia desses uma flor me disse que sim; me disse que nossos pais dão o maior duro para nos educar e lidar com a gente nessa fase tão difícil da vida. Nesse mesmo dia, uma borboleta azul me disse que a adolescência era como a metamorfose pra ela; eu perguntei por quê e ela disse que era como uma transição, era a grande transformação da infância para a adolescência e...
- Filha, vem tomar o café.
- Já estou indo, mãe.
Bom, querido Diário, tenho que ir. Mais tarde eu volto para falar com você.


[15/02/2006]

Nenhum comentário:

Postar um comentário